sexta-feira, 7 de novembro de 2008

EUA surpreendem o mundo

Lembro do primeiro dia em que o queijo chegou à mesa do café da manhã. Bonito, viçoso e a casca em volta tinha uma espécie de cera cor de rosa. Lembro de alguém falar que ele havia vindo dos Estados Unidos. Eu fiquei perplexa com a bondade deste lugar. Não sabia direito onde ficava, mas me disseram que ficava bem longe de Soledade. Esta história me marcou. Tanto, que estou contando-a hoje. Talvez, a única coisa boa que ouvi deste lugar em criança.

Mais tarde, não lembro quem contou de que os negros eram tratados com muita discriminação nos Estados Unidos. A tal ponto, que eles não podiam usar o mesmo banheiro que os brancos e nem sentar-se com eles nos ônibus. Não sei bem a disposição em que ficavam - se o ônibus era dividido ao meio no comprimento ou pela metade, em que uns ficavam na frente e os outros atrás. Eu fiquei sem palavras. Não podia ser verdade esta história, se até queijo eles mandaram para o internato.

Outro dia marcante foi em novembro de 1963, no momento em que encontrei uma irmã em prantos pelos corredores. Perguntei: - irmã, por que a senhora chora tanto? Ela me olhou com os olhos vermelhos e inchados, ameaçou me contar o motivo, e saiu correndo aos soluços. Depois soube por alguém que havia morrido o presidente Kennedy, dos Estados Unidos, assassinado!

Naquela época, as informações não eram instantâneas. A tevê nem transmitia uma imagem nítida em minha cidade. Era só chuvisco. E as crianças não ficavam sabendo das notícias do mundo. Aliás, nem tínhamos tempo para isso. As brincadeiras ocupavam todo o nosso interesse.

Eram outros tempos. Hoje, qualquer criança mexe em computador com muito mais destreza do que os adultos. Hoje, se perdeu muitas coisas e se ganhou outras tantas. Como o primeiro presidente negro da história do povo americano. Pela primeira vez um homem negro vai morar na Casa Branca, a casa mais poderosa do planeta. Quem contasse esta história há 50 anos, seria no mínimo chamado de louco ou de uma pessoa que sonhava acordado.

Há indícios de novos tempos no ar. Aguardemos!

07.11.08

Nenhum comentário: