sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A primeira impressão é a que fica



Eu não conhecia Curitiba. Fiquei surpresa. A cidade recebe o visitante como uma moça formosa. Bem cuidada e educada. Uma aristocrata. Vanguardista e organizada, cuida de cada detalhe como uma dona-de-casa preocupada com o bem-estar da família e o bem-receber as visitas. Canteiros de amor-perfeito e de flores silvestres embelezam a cidade com uma delicadeza ímpar.

Sábia, herdou dos imigrantes europeus o gosto pela manutenção do antigo, forma de manter a singularidade do lugar. Em cada recanto percebe-se a beleza singela da menina que foi e os ares futuristas de cidade moderna e ousada.
Dizem que os seus moradores parecem distantes, um pouco frios. Não senti. Provavelmente, tenham percebido o quanto gostei do chão vermelho deles. Retribuíram-me o encanto.
Adorei! Curitiba. Recomendo a visita a quem aprecia o cheiro de história em cada casa, em cada calçada de pedra, em cada muro, em cada árvore. Tudo é preservado. Novo e velho de mãos dadas. Capricho, a flor da pele. Como uma boa anfitriã.

29.08.08

4 comentários:

Luciano Duarte da Silveira disse...

Olá prezada e querida professora...
...gostei muito do seu blog, será um lugar para esparecer pensando, o que une respectivamente o "agradável", a uma "necessidade" quase palpável. Bela iniciativa. Creio ser mais do que transparente sua capacidade de sintetizar o real, e trazer em palavras, momentos subjetivos que dizem muito ao ideário geral, curti muito e serei um assíduo frequentador. Um grande beijo, um forte abraço e tudo de bom!!!!
Sobre o texto: Gostaria de dizer que sinto pelo fato de pelotas ser uma cidade tão mal tratada, e que os esforços para torná-la um centro histórico (o que já é por natureza) não são suficientes. Eu pretendo me formar e continuar a lecionar em Pelotas, pois nasci aqui, e aqui quero ficar até o fim de meus dias, e gostaria de poder ver renascer talvez o brilho de outrora na consciência de cada pelotense, de que moram em uma cidade histórica, e que também é um patrimônio da humanidade. Mas isto parece ser somente uma grande utopia!!!!

Cíntia Luzardo disse...

Oi Tere, adorei teu blog!!!sucesso!

Sobre teu texto, gostaria de dizer que estive em Curitiba uma semana depois que estivestes e tive uma impressão da cidade diferente da tua. Achei grande e moderna, porém, totalmente sem "identidade", como se fosse uma cidade de plástico, artificial. Senti frieza e indiferença nos poucos curitibanos que encontrei.
Posso definir a cidade como sendo um habitat de gaúchos, paulistas, mineiros...

beijos e abraços

Unknown disse...

Vó!!!
Adorei!
Muito!
Mesmo!
Vc vai achar estranho, hué nem leste e ja vai dizendo que está bom!
éee, nao se lembra daquele dia que eu li alguns textos teu?!
Pois é gostei muito e eu acho que vc e uma estrelinha que está nascendo ou melhor que já nasceu e que comecando a brilhar intenssamente!!!

um beijao vó!
AMO-TEE
MUITO.....

Carol Costa disse...

Eu adoro Curitiba! Tenho amigos aí e amo passear pelas ruas, sempre limpas e arborizadas. Mas logo me bate uma saudade do barulho das avenidas, da chuva fina no final da tarde, dos luminosos no alto dos prédios, das lojas 24 horas...